PET Engenharia Civil

O Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da COPPE/UFRJ, atuando junto ao programa de Engenharia Civil/Área de Recursos Hídricos, foi fundado em 1987, estando atualmente sob a coordenação dos professores/pesquisadores Otto Corrêa Rotunno Filho e Paulo Canedo de Magalhães.

No âmbito desse Laboratório, a partir da iniciativa do Professor Paulo Canedo de Magalhães, foi implantado o grupo PET CIVIL/UFRJ em setembro de 1988. O professor Paulo Canedo de Magalhães atuou como tutor desde a implantação do grupo em 1988 até a sua aposentadoria. Tendo colaborado na orientação do grupo desde a sua implantação, o Professor Otto Corrêa Rotunno Filho, a partir de abril de 1999, assumiu desde então o papel de tutor. Leia mais.

Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da COPPE/UFRJ acumulou ao longo de sua história uma experiência relevante para o Brasil. A convivência diária de engenheiros consultores com professores pesquisadores, com alunos de doutorado, mestrado e graduação vem estabelecendo uma nova ordem na dinâmica de transferência de conhecimentos e experiências. A engenharia consultiva no LABHID acumula vasta experiência na área de recursos hídricos ao longo de projetos como PROJETO IGUAÇU (1993-1997), PLANO DE DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA (PDBG) (1998-1999) e PROJETO PARAÍBA DO SUL (1997-2003).

A área de pesquisa científica do LABHID, atualmente sob coordenação do professor Otto Corrêa Rotunno Filho, tem utilizado esses trabalhos de consultoria como objeto de reflexão em suas linhas de pesquisa e temas de teses de doutorado, mestrado e projetos de iniciação científica, onde, então, são discutidos e aprofundados conceitos relacionados ao gerenciamento de recursos hídricos.

Essas linhas de pesquisa incluem, entre outras áreas técnicas, geoestatísitica, sensoriamento remoto, geoprocessamento, modelagem hidrológica e atmosférica e hidrologia subterrânea. Além disso, há a integração do LABHID com outros laboratórios da UFRJ, que são parte fundamental do sucesso que se tem alcançado na atuação em áreas interdisciplinares.

Os alunos do PET têm atividades de pesquisa que incluem, não só a busca de maior compreensão do papel da Universidade na sociedade, como também participação em projetos de pesquisa relacionados à área ambiental em andamento no Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente. Esses projetos de pesquisa são supervisionados pelo tutor Otto Corrêa Rotunno Filho.

De forma a dar consciência e tornar possível a formação gradual de uma visão integrada do papel da Universidade na sociedade bem como permitir fundamentar uma discussão sobre o futuro da engenharia e a engenharia do futuro, os bolsistas participam de seminários, palestras, conferências e visitas técnicas, além de leituras diversificadas e várias discussões em grupo e individuais com o tutor. Adicionalmente, são conduzidas entrevistas com pessoas da área de engenharia para discutir a formação do engenheiro e sua perspectiva profissional, elaboração de mural, jornal e atualização de informações na página eletrônica do grupo.