Abordagem social da Engenharia

Durante os dias 26, 27 e 28 de março foi realizada, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ a Semana de Engenharia Civil 2008, organizada pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Escola Politécnica (PET- Civil). Leia mais.

Com o objetivo de propiciar um aprendizado complementar ao das salas de aula e contextualizar a prática da engenharia na vida social urbana, o evento teve como público alvo estudantes de engenharia, procurando conscientizá-los quanto à importância social da profissão.

Um dos organizadores do evento, Walmir Costa Junior, explicou que essa é a terceira edição evento, antes realizado em 2005 e 2007, e justificou a importância de sua realização:

- O grupo PET-Civil tentou manter o objetivo inicial, delineado nas edições anteriores do evento, que é o de trazer para dentro da universidade profissionais e empresas que possam apresentar aos alunos uma visão mais ampla, tanto no que se refere a oportunidades e inovações no mercado de trabalho, quanto ao papel do engenheiro na sociedade e sua responsabilidade perante a mesma.

Segundo o Walmir, que é integrante do PET-Civil, esse evento tem uma importância simbólica para os graduandos em engenharia civil da UFRJ.

- Há uma carência de eventos como esse na engenharia civil, o que, por vezes, nos faz sentir, de certa forma, inferiorizados frente aos super-eventos promovidos por outras habilitações da Escola Politécnica.

Conheça a programação clicando aqui.


Revista Vetor – Ano 2 – Número 2 – Dez. 2008