PET Farmácia

O PET/Farmácia-Saúde Pública-UFRJ vem operando, desde sua criação, em 1989, com alunos de diferentes cursos de Graduação. Os primeiros quatro bolsistas eram de Nutrição Quando ampliou para oito bolsistas, se incorporou alunos de Farmácia. E, quando ampliado para doze bolsistas, passou a incorporar alunos de Engenharia de Alimentos, de Biologia e Medicina; configurando-se como um grupo de pesquisa multifacetado e com várias áreas de atuação.

No início, o Grupo poderia ser visto - equivocadamente - como um dos primeiros Grupos PET-Temáticos. Mas não é bem assim. Apesar dos vários cursos que os compõe, o PET/Farmácia possui um olhar específico e bem definido – o da Saúde Pública. E esse não é, em geral, o tema das fantasias de alunos recém-ingressos em Medicina, Farmácia ou Engenharia de Alimentos, que pensam em ser clínicos, cientistas ou executivos de sucesso. Leia mais.

No entanto, esse grupo PET cumpre bem o seu papel de articulação de ensino, pesquisa e extensão. Um bom exemplo deste tripé acadêmico é a realização de estudos de interesse dos consumidores, divulgando-os através dos serviços oferecidos pelo site do LabConsS (www.ufrj.br/consumo); além da realização de leituras e debates que vão da filosofia da ciência à biotecnologia; da legislação sanitária aos técnicas laboratoriais; e do consumerismo à toxicologia.

O LabConsS é um laboratório interdisciplinar e inter-institucional, com base na Faculdade de Farmácia da UFRJ, independente e sem fins lucrativos, aberto à participação pública, e voltado para a geração e difusão de conhecimentos sobre Vida Urbana, Consumo & Saúde. Pode ser considerado uma das principais atividades do grupo, que se empenha arduamente no bom desenvolvimento de suas atividades.

Assim, o PET/Farmácia gera e dissemina informações, sob enfoque de Saúde Pública, sobre produtos e serviços associados com nutrição e saúde, com um concomitante elenco de atividades voltadas para formação, treinamento e capacitação de recursos humanos.